sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Dicas de filmes - Parte 20

01- "Janela Indiscreta" (Rear Window), dirigido por Alfred Hitchcock (1954);


- Neste suspense psicológico do mestre Hitchcock, um fotógrafo, interpretado por James Stewart, está confinado a uma cadeira de rodas em seu apartamento e passa o tempo observando seus vizinhos pela janela. Ele começa a suspeitar que um deles matou a esposa e, então, divide suas apreensões com suas companhias mais queridas: Lisa, sua namorada, vivida pela lendária Grace Kelly, e Stella, sua sarcástica enfermeira, papel de Thelma Ritter. A tensão é construída de forma magistral, com a câmera frequentemente assumindo o ponto de vista de Jeff, fazendo o público se sentir como um observador cúmplice.


02- "Um Barco e Nove Destinos" (Lifeboat), dirigido por Alfred Hitchcock (1944);


- Durante a Segunda Guerra Mundial, sobreviventes de um navio torpedeado se encontram em um bote salva-vidas e enfrentam um grande dilema: resgatar ou não um dos tripulantes do submarino nazista que os atacou. Este filme é notável por seu cenário único e claustrofóbico, que se passa inteiramente em um barco. Cada personagem tem uma personalidade única e deve lidar com questões particulares. Hitchcock explora temas existenciais e humanos, como sobrevivência, moralidade e confiança em tempos de guerra. O roteiro do genial escritor estadunidense John Steinbeck adiciona profundidade às interações entre os personagens.


03- "Norma Rae" (Norma Rae), dirigido por Martin Ritt (1979);

 

- O filme segue Norma Rae (interpretada por Sally Field, em uma de suas atuações mais brilhantes), uma trabalhadora de uma fábrica têxtil que se torna uma ativista sindical para melhorar as condições de trabalho. A história se passa em uma pequena cidade cuja sobrevivência depende da indústria têxtil, que emprega praticamente todos os cidadãos, incluindo a família inteira de Norma. Assim como em muitos casos reais, os moradores se submetem a condições precárias para manter seus empregos. A chegada de Reuben Warshowsky (Ron Leibman), um sindicalista judeu “de fora”, traz preconceito e medo entre os trabalhadores, que temem perder seus empregos. Norma é a primeira a dar atenção a Reuben, e a relação sincera entre eles transforma Norma em uma mulher mais moderna, corajosa e autônoma. Tal obra cinematográfica é simplesmente brilhante!


04- "Orgulho e Paixão" (The Pride and The Passion), dirigido por Stanley Kramer (1957);


- Durante as Guerras Napoleônicas, um capitão britânico, vivido pelo inigualável Cary Grant, e um guerrilheiro espanhol, interpretado de maneira singular pelo icônico cantor Frank Sinatra, unem-se para transportar um enorme canhão através da Espanha para usá-lo contra os franceses. Este épico de guerra é notável pela magnífica história de esforço e superação dos combatentes para levar a arma até o seu destino, viajando por incontáveis quilômetros, ultrapassando obstáculos geográficos e enganando o exército francês para conseguir o seu intento. A química entre Cary Grant, Frank Sinatra e Sophia Loren forma um emocionante triângulo amoroso. A personagem de Loren deve escolher entre o ideal proporcionado por Miguel e a garantia de futuro oferecida pelo Capitão Anthony.


05- "Gran Torino" (Gran Torino), dirigido por Clint Eastwood (2008).


- Walt Kowalski, personagem do lendário Clint Eastwood, é um veterano de guerra ranzinza, solitário e preconceituoso. Ele forma uma improvável amizade com um jovem vizinho asiático após este tentar roubar seu carro, um Gran Torino. A relação começa aos poucos, pois o gelo existente no peito de Walt havia sido formado há muito tempo. Gradativamente, o idoso reconhece a humanidade presente na diferença, o que o enche de vida quando já parecia tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário