01- "Julio Cesar" (Julius Caesar), dirigido por Joseph Mankiewicz (1953);
- Há pouco, li a ótima peça "Julio Cesar", de William Shakespeare, na qual a obra supracitada foi inspirada. Pouco depois, tive a oportunidade de, finalmente, assistir ao filme estrelado por Marlon Brando, James Mason, dentre outros atores e atrizes grandiosos. Fiquei muito emocionado ao ver essa produção cinematográfica, porque ela realmente dá vida, de forma profundamente respeitosa, ao texto do bardo inglês.
02- "King Kong" (King Kong), dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack (1933);
- Vi, quase que somente por curiosidade, esta primeira versão do filme sobre o gorila gigante. Pensava que, apesar da compreensão que sempre tenho a respeito da época em que as obras artísticas são feitas, consideraria a experiência bem relevante, mas digna das cenas mais toscas vistas na história do cinema. Contudo, para a minha surpresa, eu estava muito enganado: o filme é meticulosamente pensado e os efeitos especiais são surpreendentes, superiores aos observados em produções posteriores.
03- "Home Room - A Sobrevivente" (Home Room), dirigido por Paul F. Ryan (2002);
- Este é um filme que costumo trabalhar com os meus alunos, pois o considero relevante em vários aspectos. A narrativa se passa após um dos lamentavelmente já corriqueiros atentados em escolas. E, enquanto a polícia tenta descobrir a quem culpar e as motivações do agressor, duas adolescentes totalmente diferentes começam a conviver, oferecendo ao público um leque variado de experiências humanas, do verdadeiro amor ao verdadeiro ódio, em diálogos e trocas inspiradores.
04- "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers), dirigido por Richard Lagravanese (2006);
- "Escritores da Liberdade" trata a respeito de uma professora que tenta conquistar uma turma de adolescentes extremamente difícil, fazendo vários sacrifícios em busca do sucesso como docente. Baseado em uma história real, o filme levanta importantes questionamentos sobre a Educação, mostrando que nem sempre os estudantes têm realidades compatíveis com os engessados sistemas de ensino propostos, e vice-versa. É, por essas e outras razões, uma ótima obra para ver em salas de aula.
05- "Ghost Town - Um espírito atrás de mim" (Ghost Town), dirigido por David Koepp (2008).
- "Ghost Town" é uma deliciosa comédia que trata sobre a vida após a morte, as questões mal resolvidas (tanto durante a vida quanto depois dela), o egoísmo, o altruísmo, dentre outras temáticas interessantes. A história se passa em uma belíssima Nova Iorque, onde um dentista solitário, ao passar por um procedimento médico questionável, começa a ver os fantasmas nova-iorquinos, repletos de demandas a serem solucionadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário