01- "Florence: Quem é essa mulher?" (Florence Foster Jenkins), dirigido por Stephen Frears (2016);
- Baseado na extraordinária história de vida de Florence Foster Jenkins e contando com atuações brilhantes de Meryl Streep, Hugh Grant e Simon Helberg, o filme é hilário ao ponto de provocar gargalhadas e comovente o suficiente para arrancar lágrimas — tudo no momento certo.
02- "Caramelo", dirigido por Diego Freitas (2025);
- Drama estrelado por Rafael Vitti e pelo cão Amendoim, acompanha Pedro, um jovem cozinheiro que vê seus planos mudarem após um diagnóstico inesperado. A chegada de um vira-lata transforma sua rotina e revela lições de amizade, empatia e autocuidado. O longa aborda o abandono e o acolhimento de animais, emocionando com a delicada relação entre homem e cão.
03- "Mundos Opostos" (Enos Allos Kosmos), dirigido por Christopher Papakaliatis (2016);
- O filme entrelaça três histórias de gregos que se apaixonam por imigrantes, refletindo dilemas universais como imigração, preconceito e xenofobia, além de combinar poesia e realismo, oferecendo ao público atuações convincentes e diálogos memoráveis. Para mim, sua produção impecável e relevância temática são ingredientes suficientes para transformá-lo num clássico.
04- "Cordeiros e Carrascos" (Shepherds and Butchers), dirigido por Oliver Schmitz (2017);
- Inspirado em fatos reais, esse potente longa-metragem tem como protagonista o advogado John Weber, contrário à pena de morte, que defende no tribunal um jovem acusado de assassinar sete homens. Antes de cometer o crime, o rapaz trabalhava como guarda de prisão, justamente no corredor da morte. Um filme forte, que provoca reflexões fundamentais.
05- "A Princesinha" (A Little Princess), dirigido por Alfonso Cuarón (1995).
- Adaptação da obra de Frances Hodgson Burnett, esse filme mostra que a verdadeira nobreza está presente no caráter, e não nas posses. Com atuações marcantes e uma narrativa sensível, "A Princesinha" revela como a imaginação e a bondade podem suavizar realidades duras. Embora voltado ao público infantil, é uma obra que emociona e ensina em qualquer idade.