quinta-feira, 20 de julho de 2023

Dicas de filmes - Parte 14

01- "Felicidade de Mentira" (The Bride Wore Red), dirigido por Dorothy Arzner (1937);


- Dirigido por Dorothy Arzner, mulher pioneira no cinema, e estrelado pela maravilhosa Joan Crawford, "Felicidade de Mentira" é um filme que questiona indiretamente o modo pelo qual a sociedade enxerga ricos e pobres. Além disso, alude às pessoas que vivem de manter aparências e ao fato de nem sempre a riqueza significar felicidade. Em suma, trata-se de uma obra que redefine as ideias de felicidade, riqueza, luxo, liberdade. 


02- "O Canal" (The Canal), dirigido por Ivan Kavanagh (2014);


- "O Canal" é um filme irlandês de terror psicológico muito envolvente, cuja produção lembra os clássicos do gênero e diverte demais quem é fã desse tipo de obra cinematográfica. O roteiro gira em torno de uma família (casal jovem e filho pequeno) que mora em uma casa bem antiga, sobre a qual descobrem a existência de um passado sangrento.


03- "Jane Eyre" (Jane Eyre), dirigido por Robert Stevenson (1943);


- Contando com Joan Fontaine, Orson Welles, Agnes Moorehead e Elizabeth Taylor no elenco, esta adaptação do romance escrito por Charlotte Brontë é maravilhosa! O filme narra a triste história de Jane Eyre desde criança, uma personagem fascinante que desperta a empatia do espectador.


04- "Inimigo público" (The Public Enemy), dirigido por William A. Wellman (1931);


- "Inimigo público" é um filme policial fantástico, brilhantemente estrelado por James Cagney, que soa quase como uma preparação para outra inesquecível produção cinematográfica, "Laranja Mecầnica" (1971), protagonizado por Malcolm McDowell.


05- "À beira do abismo" (The Big Sleep), dirigido por Howard Hawks (1946).


- Estrelado pelo casal Humphrey Bogart e Lauren Bacall, "À beira do abismo" é uma adaptação cinematográfica de "O sono eterno" (1939), livro de Raymond Chandler que apresenta o detetive particular Philip Marlowe aos leitores. A produção é impecável e o andamento do roteiro é muito envolvente, sem mencionar a presença fundamental de Bogart dando vida a um personagem marcante da Literatura.